Escolha uma Página

Abner Geraldo Picinatto - Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Agrônomo (UFPR, 1998), especialista em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Camponesa (UFPR, 2007). Trabalhou no Departamento de Estudos Socioeconômicos Rurais – DESER (2000 a 2003), com estudos e pesquisas sobre agricultura familiar e na coordenação do projeto de elaboração de Planos de Desenvolvimento de Assentamentos – PDA, em assentamentos de reforma agrária no Paraná. É técnico da Ambiens Sociedade Cooperativa (2000 a 2007) trabalhando com planejamento urbano e rural, com ações de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares e assentados de reforma agrária, e na coordenação e elaboração dos Planos de Desenvolvimento de Assentamentos – PDA, em assentamentos no Paraná. Também foi coordenador no Paraná pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA (2007 a 2012) e pelo Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento – CEADES (2013 a 2015), do Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais – PRONAT (Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Desenvolvimento Territorial) e também do Programa Territórios da Cidadania – PTC (Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Desenvolvimento Territorial). Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil (2013 a 2018) em Energias Renováveis, realizando estudos sobre o uso das energias renováveis na agricultura familiar em suas atividades, elaborando propostas de ações para a atuação do MDA nas energias renováveis, e organizando a política nacional de aproveitamento de fontes de energias renováveis para a agricultura familiar. Atualmente é técnico do Programa Mais Gestão, atuando na qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar.

Adriane Nunes Ferreira - Arquiteta e Urbanista

Mestra em City Sciences – Gestora de Cidades – (2016) pela Universidade Politécnica de Madrid, Especialista em Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas (UFPR, 2008) e Gestão Pública – Políticas Públicas (IFPR, 2013). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR, 2007). Aprovada na seleção de Doutorado no programa de Sociología e Antropología, (Universidade Complutense de Madrid, 2017) assim como no programa de Doutorado de Geografia, na mesma Universidade. De 2007 a 2015 trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, como: Arquiteta e Urbanista (2007 a 2010) na Coordenação das Regiões Metropolitanas e Microrregiões e na Assessoria de técnica ao Secretário; Coordenadora Técnica acumulando as funções da Coordenação das Regiões Metropolitanas e Microrregiões, Coordenação dos Planos Regionais de Desenvolvimento e Coordenação de Programas Urbanos (2011 a 2014); Assessora Técnica (2014 a 2015). Durante esse período trabalhou coordenação e desenvolvimento de políticas públicas por meio de planos, programas e projetos com abrangência urbana e regional para os 399 municípios do Estado. Concebeu e coordenou o programa SEDU/PARANACIDADE INTERATIVO, sistema de informações georreferenciadas para a gestão e planejamento estadual e municipal, premiado em primeiro lugar da América Latina na categoria Gestão Pública. Foi membro de diversos grupos de trabalho e conselhos interinstitucionais com destaque para o Conselho Estadual das Cidades; Câmara Técnica de Trânsito, Transporte e Mobilidade – CONCIDADES; Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social – COEHIS; Conselho  Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH; e Conselho de Administração do Serviço Social Autônomo ECOPARANÁ. O trabalho foi reconhecido em algumas competições como foi o caso de um programa concebido e desenvolvido para o governo do Paraná (melhor programa de gestão pública na América Latina 2016). Convidada para participar como palestrante em conferências com destaque para: a Universidad del Desarrollo em Santiago, Chile; da mesma forma na Universidade de Tongji em Shanghai, China; e Habitat III – a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável em Quito, Equador. Atualmente trabalha com consultoria. Tem experiência em Planejamento Urbano e Regional com foco em políticas públicas de desenvolvimento urbano, planejamento municipal e regional e habitação de interesse popular.

Agatha Knox - Arquiteta e Urbanista

Mestre em Arquitetura E Urbanismo pela UFRN, arquiteta e urbanista pela mesma universidade, formada em edificações no IFRN. Curso master em Gestão e Desenvolvimento Urbano: Urbanismo Sustentável pela universidade holandesa IHS Erasmus. Pesquisadora participante da base de pesquisa Morfologia e Usos da Arquitetura (MUsA), do departamento de arquitetura da UFRN. Fui bolsista do GERAH, Grupo de Estudos sobre Reforma Agrária e Habitat, perticipei da criação do escritório modelo EMAU Maré. Fiz parte de projetos de extensão ligados à regularização fundiária e assistência técnica em habitação de interesse social. Fui parte do Centro Acadêmico do curso de arquitetura e urbanismo da UFRN, tendo experiência em organização de eventos acadêmicos; e fui estagiária na SME, Secretaria Municipal de Educação do município de Natal. Sou hoje parte da cooperativa Ambiens e do coletivo nó comum.

Ana Cláudia Stangarlin Froes - Arquiteta e Urbanista

Mestra em Planejamento Urbano (2018) e Especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo (2015). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2013) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSociesc em Curitiba, atuando também como docente do curso. Integra o Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba, vinculado aos Grupos de Pesquisa Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais – EPPEO e Planejamento e Políticas Urbanas e Regionais – CEPPUR da UFPR, e trabalha como Arquiteta e Urbanista da Concresolo Engenharia e do Estúdio Pólis, onde desenvolve projetos nas áreas de Desenho Urbano, Paisagismo e Planejamento Urbano e Regional em diversos municípios brasileiros. Possui experiência em planos e projetos com ênfase aos temas de planejamento ambiental, drenagem e desenvolvimento sustentável, dentre os quais cabe destacar a elaboração do Plano Diretor da Área de Interesse Especial Regional do Rio Iguaçu (PD-AIERI), do Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo do Parque Metropolitano do Iguaçu e do Parque Ambiental Piraquara, os quais abrangem parcelas do território municipal de Piraquara, e requalificação da APA Municipal do Iguaçu, em Curitiba.

Bárbara Górski Esteche – Advogada

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD-UFPR), especificamente na linha de pesquisa Cooperativismo e Economia Solidária, vinculada à área de concentração Direitos Humanos e Democracia. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Atua como advogada nas áreas cível, administrativa, fundiária e dos direitos humanos, principalmente em prol dos interesses coletivos da população que mora em áreas urbanas não regularizadas.

Constança Lacerda Camargo - Arquiteta e Urbanista

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é sócia gerente do escritório O2 Arquitetos S/S e professora nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Mater Dei e de Pós-graduação em Direito à Cidade e Gestão Urbana na Universidade Positivo. Tem experiência na área de projetos de arquitetura e coordenação de Planos Diretores, assim como participação em planos setoriais.

Cynthia Patrício - Engenheira Cartógrafa

Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente, é engenheira cartógrafa na Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento regional, geoprocessamento, cartografia, desenvolvimento regional e local e cadastro.

Débora Luiza Schumacher Furlan - Arquiteta e Urbanista

Mestranda no Programa de Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná e membra do Grupo de Estudos sobre Dinâmicas Metropolitanas – GEDiMe, vinculado aos programas de pós-graduação em Geografia e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2013) e especialização em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo (2015). Atua como consultora de planejamento urbano e regional desde 2009 em órgãos públicos e empresas privadas como a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, Ambiens Sociedade Cooperativa, Vertrag Planejamento Ltda. e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR no desenvolvimento planos diretores, de mobilidade, arborização urbana e projetos de desenho urbano e paisagismo.

Eduardo Ambrosio - Arquiteto e Urbanista

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná (PPU-UFPR) na área de morfologia urbana. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Chefe da Divisão de Licenciamento do Departamento de Gestão Urbana na Prefeitura de São José dos Pinhais.

Elisa Detzel Bernert - Arquiteta e Urbanista

Especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo (2016). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2010). Tem experiência nas áreas de projetos de arquitetura, com ênfase em projetos de Habitação de Interesse Social, e ensino.

Gabriel Portugal Sorrentino - Cientista Social

Professor de Sociologia na Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 2015. Idealizador e Coordenador do projeto ‘CULTIVANDO SABERES – educação socioambiental para escolas sustentáveis”, vencedor nacional do Desafio Escolas Sustentáveis, promovido pela ONU. Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia na mesma instituição e Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (UEPG – 2018).  Atua com educação socioambiental escolarizada, permacultura, bioconstruções, meliponicultura, energias renováveis, hortas orgânicas e sistemas agroflorestais, além de processos educadores ambientalistas e criação de espaços educadores sustentáveis.

Kassia Cordeiro - Assistente Social

Assistente Social formada pela PUCPR, pós-graduada em Questão Social pela UFPR e mestranda no Programa de Políticas Públicas da UFPR. Compõe a Câmara Temática de Direito à Cidade do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), atuou como assistente social no Departamento de Habitação do Município de Rio Branco do Sul e atualmente está como assistente social no Grupo Dignidade.

Luiz Henrique Calhau da Costa - Engenheiro Civil

Mestre em Planejamento Urbano Universidade Federal do Paraná (2019). Especialista em Direito à Cidade e Gestão urbana pela Universidade Positivo (2017). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniBrasil. Atua como consultor na área de planejamento de mobilidade, transporte urbano, infraestrutura urbana e projetos executivos.

Társia Louane Batista da Silva - Advogada

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (2013), e especializações em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (2014) e em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC Minas (2019). Atualmente, é mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná.Atua na área de consultoria jurídica para construção e melhoramento de instrumentos de planejamento e gestão urbana.

Vinícius Eduardo Wassmansdorf - Advogado

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2012), com atuação na área de licitações, direito administrativo, civil, previdenciário e fundiário. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2018) com pesquisas e atividades junto à comunidades tradicionais paranaenses, trabalhadores(as) rurais envolvidos com a reforma agrária através da educação popular e cartografia social. Membro do laboratório ENCONTTRA (Coletivo de Estudos de Conflitos pelo Território e pela Terra) da Geografia da UFPR desde 2014. Também possui experiência como professor de geografia na educação básica tanto na rede privada como na rede pública paranaense.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.